Depois de quatro dias de discussões sobre demografia, casa burguesa, decolonialidade, trabalho, medo, habitação, mutirões de moradia, planejamento urbano, mobilidade e diversos outros temas, o quinto e último dia do Seminário Cidade, Gênero, Interseccionalidades foi dedicado à discussão em torno das mulheres e dos feminismos.

O debate teve por foco a diversidade de sujeitos que vivem, circulam e disputam as cidades e a produção do espaço urbano. A última mesa do evento deu maior atenção aos movimentos feministas urbanos, refletindo coletivamente a partir das experiências de mulheres que estão disputando e construindo o direito à cidade a partir de uma perspectiva feminista.

O episódio #12 do “Pela Cidade” especial traz a fala de Eva Blay. Socióloga e professora emérita da USP, Eva é uma das pioneiras em estudar o direito das mulheres no Brasil. Seus estudos ao longo da vida subsidiaram sindicatos, associações de direitos civis e sobretudo entidades feministas. Como presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo, criou a primeira delegacia da defesa da mulher no país. Foi Senadora por São Paulo entre 1992 e 1995 e é fundadora e a atual coordenadora do Centro de Estudos de Gênero e dos Direitos da Mulher da Universidade de São Paulo – Escritório USP Mulheres, instituição que trabalha pela igualdade de gênero na Universidade.

Sua fala recuperou a assim chamada “Quarta Onda Feminista”, recuperando o histórico da luta das mulheres pelo sufrágio pelo direito no Brasil. Inserimos também no Podcast um pedaço do debate que ocorreu após o término da mesa, relacionada à polêmica da relação entre a luta feminista e anticapitalista.

Confira:

Referências citadas por Eva:
Explosão feminista – Heloísa Buarque de Hollanda;
Eu não tenho onde morar – Eva Blay;