Chamada para candidatura a vaga de pós-doutorado – Eventos Extremos e Impactos Urbanos

Projeto Temático – Observatório de Remoções: dimensões interdisciplinares do risco em tempos de mudanças climáticas e crise habitacional

O Prof. Dr. Tercio Ambrizzi (Instituto de Energia e Meio Ambiente da Universidade de São Paulo – IEE-USP) está com uma vaga de Bolsista de Pós Doutorado aberta para desenvolvimento de pesquisa, sob sua supervisão, intitulada “Eventos Extremos e seus impactos na cidade de São Paulo em face à crise climática atual”. Trata-se de Bolsa de Pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), vinculada ao projeto “Observatório de Remoções: dimensões interdisciplinares do risco em tempos de mudanças climáticas e crise habitacional”, coordenado pela Profa. Dra. Raquel Rolnik.

O projeto foi contemplado pelo Auxílio à Pesquisa Projeto Temático FAPESP 2023/12851-7 e terá como instituição sede a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

1. Sobre o projeto e a vaga

O Projeto Temático pretende inaugurar uma nova fase do Observatório de Remoções, que há mais de uma década identifica, cartografa e analisa ameaças, remoções e despejos forçados de indivíduos e grupos na Região Metropolitana de São Paulo. Nesta nova fase, enfrentam-se os desafios teóricos e metodológicos para identificar, dimensionar e caracterizar os territórios e grupos ameaçados de remoção por se encontrarem em “risco”; assim como desenvolver conceitualmente o “risco” enquanto dispositivo de intervenção socioterritorial, no contexto de cruzamento das crises ambiental e habitacional.

A pesquisa a ser desenvolvida por bolsista de Pós-Doutorado, sob a supervisão do Prof. Dr. Tercio Ambrizzi, pretende elaborar o conceito de risco ambiental na sua interface interdisciplinar, buscando trazer a dimensão climática na relação com as dinâmicas socioterritoriais e institucionais das demais frentes do Projeto Temático.

1.1 Objetivos Gerais:

  • Avaliar as componentes de risco ambiental à luz de dados qualitativos vinculados ao território a serem analisados em equipe multidisciplinar, propondo adaptar o modelo com inserção e desenvolvimento de variáveis;
  • Analisar as dinâmicas ambientais que definem a vulnerabilidade dos municípios face aos desastres associados às alterações climáticas e aos extremos, de modo a propor estratégias de adaptação para promover o desenvolvimento e a resiliência urbana para fortalecer a sustentabilidade;
  • Promover estratégias (tecnologias e plano de adaptação) e avaliação da sua eficácia para adaptação e desenvolvimento sustentável na Região Metropolitana de São Paulo.

1.2 Objetivos Específicos:

  • Analisar o risco climático atual na cidade de São Paulo, onde o Risco é definido como a Ameaça x Exposição x Vulnerabilidade de uma região ou cidade;
  • Calcular o Risco para projeções futuras do clima considerando um aquecimento global da atmosfera extremo, onde dados do CMIP6 serão analisados;
  • Promover esforço conjunto entre cientistas de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento de ferramentas que permitam submeter aos gestores das cidades e à sua população informações claras e objetivas sobre os riscos climáticos locais existentes, e auxiliar no estabelecimento de estratégias articuladas com organizações especializadas.

2. Perfil e requisitos para candidatura

Brasileiros/as/es e estrangeiros/as/es podem se candidatar. Incentiva-se a candidatura de pessoas que se identifiquem como mulheres, pessoas negras e indígenas, periféricas e LGBTQIA+.

O/a/e candidato/a/e deverá dominar uma ou mais das seguintes áreas: Climatologia; Estatística, Modelagem numérica da atmosfera.

2.1 Requisitos da pessoa para a candidatura:

  1. Estar enquadrada nas normas do Programa de Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP, dentre as quais destacamos:
  • Ter concluído o Doutorado ou equivalente (PhD) há menos de 7 anos;
  • Ter excelente Histórico Acadêmico e Escolar de Pós-Graduação*
    (*) Caberá à FAPESP a avaliação final e deferimento da concessão da bolsa à pessoa selecionada. São critérios de análise pela FAPESP: adequação da formação da pessoa que se candidatar ao projeto proposto e da qualidade e regularidade de sua produção científica, experiência internacional em pesquisa, dentre outras informações que deverão constar da Súmula Curricular (ver “3 Inscrição”).
  • Dedicação integral à pesquisa. A pessoa selecionada não poderá receber remuneração de outra entidade, exceto nas condições estabelecidas na resolução N. 13/2009 da FAPESP.
  1. Estar enquadrada nas normas do Programa de Pós-Doutorado da Universidade de São Paulo;
    Disponibilidade para trabalho presencial no Instituto de Energia e Ambiente na Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289, Cidade Universitária, São Paulo, SP, Brazil;
  2. Candidatos/as/es estrangeiros/as/es devem demonstrar pleno domínio do português na carta de apresentação e na entrevista;
  3. Nível avançado de espanhol ou inglês será um diferencial.

3. Inscrição:

A pessoa interessada na vaga deve preencher sua candidatura via Google Forms até o dia 31 de janeiro de 2025, com os seguintes documentos:

  • Súmula curricular seguindo o modelo FAPESP – (clique aqui para conferi-lo);
  • Histórico escolar de pós-graduação (mestrado e doutorado);
  • Carta de apresentação de até 1500 palavras contendo as razões de interesse no projeto e suas habilidades relevantes.

As entrevistas serão agendadas e realizadas na primeira quinzena de fevereiro de 2025. A documentação da pessoa selecionada será submetida à FAPESP, que poderá deferir ou não a concessão da Bolsa.

Valor da bolsa de Pós-Doutorado (PD-BR): R$ 12.000,00