No sexto episódio do Pela Cidade série especial Cidade, Gênero e Interseccionalidade, iniciamos o terceiro dia de debates, com a fala da pesquisadora do LabCidade Marina Kohler Harkot. Marina Harkot traz a conversa ainda mais para o lado de fora de casa e para a contemporaneidade, num dia de apresentações que discutiu planejamento urbano, mobilidade urbana e gênero.

Marina Harkot é cientista social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e mestra e doutoranda em Planejamento Urbano e Regional na Faculdade de Arquitetura da USP, onde também atua como pesquisadora no LabCidade. Junto com a professora Paula Santoro, idealizou o seminário à luz de questões que vêm cruzado a agenda de pesquisa desenvolvida por elas no laboratório.

Sua fala discutiu a relação entre gênero, medo e mobilidade urbana, investigando de que maneira as subjetividades e as vivências nos espaços de mobilidade são essenciais para compreender a forma como mulheres e outros corpos não-neutros ocupam a cidade.

Escute:

Referências mencionadas no episódio:

_SVAB, Haydée. Evolução dos padrões de deslocamento na Região Metropolitana de São Paulo: a necessidade de uma análise de gênero. Dissertação de mestrado, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

_HARKOT, Marina Kohler. A bicicleta e as mulheres: mobilidade ativa, gênero e desigualdades socioterritoriais em São Paulo. Dissertação de mestrado, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

_Transit safety among college students: an international study. (KTH): https://www.kth.se/en/abe/om-skolan/inst/som/avdelningar/urbana-studier/forskning/urban-community-sa/trygghet-i-kollektiv/transit-safety-among-college-students-1.816649

_Pesquisa levanta condições de segurança no transporte de estudantes universitários (LabCidade): http://www.labcidade.fau.usp.br/pesquisa-levanta-condicoes-de-seguranca-no-transporte-de-estudantes-universitarios/

_ Parte da apresentação em PDF utilizada, com os dados discutidos a partir do minuto 19′ do episódio;

PELA CIDADE – especial Cidade, Gênero e Interseccionalidade #5: Marina Harkot
Apresentação e roteiro: Marina Harkot e Larissa Lacerda, do LabCidade