Como parte dos trabalhos desenvolvidos na linha de pesquisa “Cidade, Gênero e Interseccionalidades”, grupo de gênero e mobilidade dentro do LabCidade, os pesquisadores estão divulgando um questionário online com o objetivo de alcançar os usuários dos bicicletários vinculados ao sistema de transporte, como estações do Metrô e da CPTM e terminais de ônibus que são oferecidos diretamente pelo poder público, via PPP ou concessão.

A pesquisa em questão é voltada ao estudo das infraestruturas de circulação de bicicletas na cidade de São Paulo, abordando o quadro geral da mobilidade urbana na cidade, o impacto que tais infraestruturas significam para este, e a sua relação com os equipamentos para estacionamento de bicicletas, partindo do pressuposto que estes são parte fundamental do funcionamento da mobilidade cicloviária em uma cidade.

Em um contexto precedido por uma história de negligência absoluta aos espaços destinados aos meios de transporte ativos em favor de uma hegemonia aos investimentos voltados ao automóvel, o quadro da mobilidade urbana de São Paulo tem se modificado na última década colocando, pela primeira vez, o espaço destinado ao automóvel em disputa, o que parece ter perdido a força com as mudanças mais recentes da gestão municipal. Levando em conta a forma como as diferenças históricas construídas em torno dos papéis atribuídos aos gêneros produzem uma diferenciação na maneira como utilizam o espaço urbano, essa pesquisa vem, também, no sentido de contextualizar e significar qual é a importância das políticas de mobilidade municipais sobre as questões que cercam o tema da mobilidade ativa na cidade.

Com esse questionário, almeja-se contribuir para a compreensão de quais são os principais problemas e desafios enfrentados na utilização e gestão dos bicicletários. Com isso, se pretende construir um entendimento melhor acerca do atendimento às necessidades do público, da relação entre oferta e demanda pelos equipamentos, e da potencialidade de transformação desse tipo de infraestrutura sobre a mobilidade urbana na cidade de São Paulo.
A divulgação do questionário é importante para que se alcancem os usuários dos bicicletários. Não hesite em responder e divulgar o link abaixo em outros meios para que mais pessoas sejam alcançadas, e ajudarão a entender a mobilidade ativa na cidade!

ACESSE O QUESTIONÁRIO E RESPONDA ATÉ DIA 3/5: https://forms.gle/iaLoRBdkpaAF2Bkd7