Arte: Lisses Castro / LabCidade

O LabCidade, com o apoio do COES (Centro de Estudos de Conflito e Coesão Social) e o Instituto de Estudios Urbanos y Territoriales UC (Chile), estão organizando um seminário exploratório com o tema: Moradia de aluguel na América Latina: Estado, finanças e mercados populares, a ser realizado nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2020, na FAU-USP. Este seminário busca explorar como diferentes processos têm alterado as formas  de posse da moradia na América Latina, as condições atuais que caracterizam a moradia de aluguel na região em seus diversos mercados -dos populares aos geridos por fundos financeiros- bem como os marcos regulatórios, políticas públicas existentes, propostas e respectivas implicações. Interessa-nos também as resistências locais e globais a processos urbanos predatórios que envolvam a moradia de aluguel nas suas diversas dimensões. Estas são algumas sugestões temáticas que queremos debater, sem prejuízo de outras possibilidades:

• Moradia de aluguel e  mercados populares
  • Políticas públicas de promoção e incentivo à moradia de aluguel
  • Capitalismo digital e moradia de aluguel
  • Financeirização  dos mercados de aluguel
  • Resistências, movimentos sociais e ativismos ligados à moradia de aluguel

Comitê Internacional: Raquel Rolnik (FAU-USP, Brasil); Paula Santoro (FAU-USP, Brasil); Isadora Guerreiro (FAU-USP, Brasil); Felipe Link (IEUT/COES, Chile); María Luisa Méndez (IEUT/COES, Chile); Adriana Marín (FAU/USP, Brasil e COES, Chile); Samuel Jaramillo (Universidad de Los Andes, Colômbia); Jaime Palomera (Universitat de Barcelona, Espanha e  Sindicat de Llogateres [Sindicato de Locatários]); Bianca Tavolari (Insper/Membra da Comissão de Legislação Urbana da OAB-SP, Brasil).

• Data limite de envio de Resumos Expandidos em português ou espanhol: 24 de maio de 2020.
  • Divulgação de propostas selecionadas: 26 de junho de 2020.

Call for papers completo em português

Call for papers completo em espanhol

Call for papers completo em inglês

Contato: seminarioarriendo2020@gmail.com.