Criado em 2018, da junção das plataformas observaSP e Observatório de Remoções, a plataforma do LabCidade é uma das iniciativas de São Paulo selecionadas para participar da XXI Bienal de Arquitectura y Urbanismo do Chile, que ocorre em Santiago, Iquique, La Serana e Puerto Montt entre 3 e 27 de outubro de 2019.

A XXI Bienal do de Arquitectura y Urbanismo do Chile tem como tema ”Lo Común y Lo Corriente”. A plataforma do LabCidade integra a mostra “São Paulo: diálogos y limites”, com curadoria de Paula Monroy, que inclui uma instalação temporal e um ciclo de palestras (dia 13/10) com o intuito de analisar a correlação entre a classe média paulistana e a arquitetura da cidade. O nosso site está junto de mais outras três publicações de São Paulo – o livro “Aprendendo a Viver na Cidade”, de Beatriz Vanzolini; e as revistas “América”, da pós-graduação da Escola da Cidade, e “Pós” nr. 46 maio-agosto 2018, da pós-graduação da FAU-SP.

Por conta da ocasião do evento, lançamos também, ainda em caráter beta, uma versão em espanhol de nossa plataforma. Adriana Martín Toro, doutoranda na FAU-USP e pesquisadora chilena no LabCidade, traduziu uma série de postagens veiculadas na plataforma atual e nas anteriores dos projetos observaSP e Observatório de Remoções. Nos próximos meses está previsto a produção de mais textos em castelhano, assim como outros ajustes no site e o lançamento da versão em inglês.