No quarto episódio do Pela Cidade série especial Cidade, Gênero e Interseccionalidade, entraremos no segundo dia de debates, com a fala da professora Joana Mello de Carvalho e Silva. Nesse dia do seminário, foi a vez de debater a partir da perspectiva da História da Arquitetura e dos estudos sobre domesticidade.

Joana Mello é docente do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto, grupo de disciplinas História e Teorias da Arquitetura, na FAU-USP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP (1997), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2005), doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAUUSP (2010) e pós-doutorado pelo Instituto de Filosofia e Ciência Humanas da Unicamp (2015). Atuou como redatora da Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História e Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo modernos. Integra o Laboratório para Outros Urbanismos (FAU-USP).

Em sua apresentação, Joana fala sobre as abordagens históricas sobre mulher e a cidade, a designação aos espaços privados e a relação com a domesticidade à vivência e interação com o espaço público, a partir do olhar da história da arquitetura. Para tal, Joana também faz uma aproximação com a literatura para buscar compreender a habitação a partir do consumo, não apenas da produção, lançando mão, por exemplo, da análise de três colunas femininas de Clarice Lispector publicadas em jornais, que mostram a transformação da moradia e do papel da mulher à época de sua publicação.

Confira abaixo. Aqui está a apresentação em PDF utilizada por Joana na fala.

Referências citadas no episódio:

CARVALHO, Vânia Carneiro de. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material. São Paulo, 1870-1920.. 1a.. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Fapesp, 2008. v. 1. 366p.
SILVA, Joana Mello de Carvalho e. Gênero e domesticidade pelas colunas femininas de Clarice Lispector. In: NASCIMENTO, Flávia Brito do; SILVA, Joana Mello de Carvalho e; LIRA, José Tavares Correia de; RUBINO, Silvana Barbosa. (Org.). Domesticidade, gênero e cultura material. 1ed.São Paulo: Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017, v. 1, p. 343-367.
Sobre a Casa das Rosas e a Residência Oscar Americano, acompanhar as imagens constantes no seguinte PDF:
Imagens do projeto Casa das Rosas do Escritório Técnico Ramos de Azevedo;
Imagens do projeto Residência Oscar Americano do Arquiteto Oswaldo Bratke, retirado da Revista Acrópole, Ano 19, nº 226, ago/1957.
Crédito das imagens: Acervo da Biblioteca da FAUUSP.
FRIEDAN, Betty. Mística feminina. Rio de Janeiro: Vozes, 1971. 325p.
LISPECTOR, Clarice. A cidade sitiada. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1998. 191p.
LISPECTOR, Clarice. O Lustre. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1982. 239p.
LISPECTOR, Clarice. Hora da Estrela. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1998. 88p.
LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Sabiá, 1973. 164p.

PELA CIDADE – especial Cidade, Gênero e Interseccionalidade #4: Joana Mello
Apresentação e roteiro: Marina Harkot e Larissa Lacerda, do LabCidade