Por Marina Pereira*

Nesta semana, entre os do dias 13 e 15 de março, vai acontecer a Segunda Escola de Ciência Avançada em Mobilidades, a SPMob2019. Coordenada pelos professores Bianca Freire-Medeiros (FFLCH-USP) e Thiago Allis (EACH-USP), tem como temas (Des)Igualdades em movimento: (I)Mobilidades e o urbano na América Latina. A primeira edição aconteceu em 2017 e contou com ricos debates em torno do Paradigma das Novas Mobilidades (New Mobilities Paradigm), arcabouço teórico-metodológico que também guia esta segunda edição.

Entre as acadêmicas convidadas para palestras, debates e ateliês de pesquisa, está Paola Jirón, professora no Instituto de la Vivienda, Facultad de Arquitectura y Urbanismo, Universidad de Chile. Seus estudos são voltados, majoritariamente, para as cidades latino americanas, onde discute desigualdades e a perspectiva de gênero no planejamento urbano e no desenvolvimento de política públicas. Paola também se dedica à outros temas sobre o urbano como, mobilidade, qualidade de vida, gestão urbana, sustentabilidade urbana, geografia urbana, entre outros.

O LabCidade, atualmente, conta com um grupo de doutorandas e mestrandas que vem desenvolvendo pesquisas que buscam observar e analisar a relação entre cidade, gênero, interseccionalidades e mobilidade, através da utilização de métodos qualitativos e uma experimentação, ainda incipiente, com os chamados métodos móveis – que serão especialmente discutidos por Paola Jirón na SPMob2019. A presença de Jirón é de extrema importância para a disseminação e troca de conhecimentos sobre o tema e também para o fortalecimento da agenda de gênero no estudo das cidades.

Mais informações sobre a SPMob2019, sua programação e convidados para esses dias de debate intenso podem ser vistos no site. A programação da última edição (2017) também está disponível online. Parte da produção acadêmica da profa. Paola Jirón, que vem inspirando o desenvolvimento de pesquisas do LabCidade, pode ser encontrada aqui .

* Mestranda e pesquisadora de cidade, gênero e interseccionalidades na FAUUSP