A partir do dia 11 de agosto, nove programas de pós-graduação de universidades brasileiras darão início à disciplina Colonialidade do Saber Urbano. As aulas irão ocorrer até 15 de dezembro, sempre às sextas, das 9h30 às 12h30, de forma remota e sincronizada por meio da plataforma Zoom para os alunos inscritos e com transmissão ao vivo pelo YouTube do LabCidade.

A disciplina tem como objetivo promover uma avaliação crítica das concepções hegemônicas do modelo de cidade, território e planejamento territorial, a partir de uma leitura descolonizadora e interseccional da ciência, da geografia e do urbanismo. Para tanto, os alunos irão rever e discutir parte da ampla literatura sobre a colonialidade do saber e do poder, com destaque para a construção da questão racial e de gênero. Assim como revisar os clássicos do pensamento social latino-americano com contribuições ao pensamento decolonial.

Também serão apresentados os conceitos e as práticas de planejamento territorial contra-hegemônicos no Brasil e em outros países do mundo para uma reflexão sobre as potências, limites e desafios para sua aplicação prática e na revisão da teoria urbana.

Assista à primeira aula no dia 11 de agosto

E confira o programa da disciplina

Professores: Agustin Lao-Montes (University of Massachusetts at Amherst), Carlos Vainer, Regis Coli, Renato Emerson, Pedro Novais (Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional/IPPUR/UFRJ), Javier Ghibaudi (Programa de Pós-Graduação em Economia/UFF), Fernanda Sánchez, Rossana Tavares (Programa de Pòs-Graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFF), Simone Polli (Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública/UTFPR), Raquel Rolnik, Paula Freire Santoro, Isadora Guerreiro (FAU/USP), Ana Fernandes (FAUFBA), José Ricardo Faria (PPU/UFPR) Eber Marzulo (PROPUR/UFRGS), Cibele Rizek (IAU-USP).

Palestrantes convidados: Arturo Escobar (University of North Carolina at Chapel Hill), Eduardo Viveiros de Castro (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Esta disciplina é resultado da cooperação interinstitucional envolvendo programas de graduação de diferentes universidades: IPPUR/UFRJ, PPCS/UFRRJ, PPE/UFF, PPGAU/UFF, PPPGP/UTFPR,  FAU/USP, FAU/UFBA, PPU/UFPR, PROPUR/UFRGS.

Módulo 1 – Colonialidade e Descolonização no pensamento social
Sessão 1 – Origens, evolução e estado atual do pensamento decolonial
Data: 11/08
Sessão 2 – O urbano na América Latina: da dependência à colonialidade
Data:18/08

Módulo 2 – Formas de representação da cidade e lutas urbanas
Sessão 3 – Refletindo sobre a informalidade: lentes decoloniais da teoria urbana crítica.
Data: 25/08
Sessão 4 – Epistemologias decoloniais da cidade e do planejamento urbano.
Data: 01/09

Módulo 3 – Território, região, a geografia, a natureza
Sessão 5 – Da natureza colonizada às lutas em defesa do território-corpo-terra
Sessão 6 – Palestra de Arturo Escobar – Colonialidade e decolonialidade: território, região, cidade
Data: 22/09
Sessão 7 – Ativismos cartográficos: possibilidades e desafios da produção cartográfica contra-hegemônica
Data: 29/09

Módulo 4 – Raça, Gênero: marcadores nas representações e projetos de cidade
Sessão 8 – Cidades afrodiaspóricas
Data: 06/10
Sessão 9 – Questões étnico-raciais e o pensamento e prática sobre a cidade
Data: 20/10
Sessão 10 – Decolonialidade, gênero e territórios
Data: 27/10
Sessão 11 – Urbanismo interseccional, solidariedades e cuidado
Data: 10/11

Módulo 5 – Experiências de planejamento contra-hegemônico
Sessão 12 – Experiências de planejamento urbano em contexto de conflitos
Data: 17/11
Sessão 13 – Experiências de autogestão territorial, Argentina
Exposição de Convidada: Caren Tepp (Ciudad Futura, Vereadora de Rosario, Argentina)
Data: 24/11
Sessão 14 – A autoprodução de bairros em cidades moçambicanas: práticas e discussões
Cidades em Moçambique: processos de urbanização. Planos oficiais e bairros auto-produzidos. A autoconstrução como resistência e direito à terra. Espaços públicos, espaços domésticos e espaços de sociabilidade: categorias em conflito? O direito à cidade e o “ser urbano” sob análise.
Data: 01/12
Sessão 15 – Palestra de Eduardo Viveiros de Castro
Data: 08/12
Sessão 16 – Experiências de planejamento contra-hegemônico: debate de casos a partir do Brasil. Exposições de professores e alunos