Na última quinta-feira (5), o observaSP/LabCidade realizou na FAU-USP uma conversa aberta sobre o Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar para o Plano de Urbanização do Subsetor A1 da Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB), recém-lançado pela SP-Urbanismo, tendo o IAB-SP como entidade organizadora. Clique aqui para ver o edital.
O objetivo da conversa foi estimular a discussão sobre o concurso e incentivar a participação de profissionais com propostas qualificadas para esta região de São Paulo. Em diálogo com o IAB e com moradores da área que será alvo da intervenção, a conversa serviu ainda para apresentar questões urbanísticas levantadas no âmbito do Grupo de Gestão da OUCAB, de forma a dar insumos para possíveis propostas.
O debate foi mediado pela professora da FAUUSP e coordenadora do observaSP Paula Santoro – que representa a FAU no Grupo de Gestão da OUCAB – e contou com a presença do presidente do IAB-SP José Armênio Brito Cruz e do arquiteto Vinicius Andrade, coordenador do concurso, que esclareceram pontos importantes sobre o edital. Também integraram a mesa dois moradores da região da Água Branca, Bruno da Silva, membro do conselho gestor de uma das Zeis da Água Branca, e Maria Elena Ferreira da Silva, representante dos moradores do perímetro expandido no Grupo de Gestão da OUCAB. O professor Leandro Medrano, do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAUUSP, tratou de contextualizar o concurso diante das dinâmicas da operação urbana e estabelecer um diálogo com experiências anteriores.
Disponibilizamos aqui o vídeo do evento, de modo que o debate possa ser divulgado o mais amplamente possível a todos aqueles que pretendem concorrer/participar do concurso, ou que simplesmente se interessem pelo tema. Também disponibilizamos a apresentação em power point feita pela professora Paula Santoro. Esse material está disponível no site do LabCidade.
[…] –> Confira aqui no blog vídeo de debate sobre o concurso, realizado na FAUUSP em março. […]