Raquel Rolnik no Bairro Novo Alberdi, na cidade de Rosário. Foto: Fundação Rosa Luxemburgo

Na última semana de abril, a coordenadora do LabCidade Raquel Rolnik participou de uma série de encontros e debates com pensadores e ativistas na Argentina para discutir temas da política habitacional do país e difundir a edição argentina de seu livro “La Guerra de los Lugares – La colonización de la tierra y la vivienda en la era de las finanzas”, co-editado pelo Editorial El Colectivo e a Fundação Rosa Luxemburgo.

Foram sete dias de intensos e enriquecedores diálogos com movimentos, entidades, ativistas e parlamentares sobre temas centrais para os rumos da conjuntura global que afeta as lutas pelo direito à vida e à cidade na Argentina, no Brasil, na América Latina e no mundo inteiro.

No domingo (24.04), Raquel se juntou a Alba Rueda, Guadalupe Realini, Luci Cavallero, Verónica Gago e María Carla Rodríguez para a mesa redonda “Polifonía Urbana”, na qual as painelistas trocaram reflexões sobre política habitacional, pandemia, gênero e uma vários outros tópicos dentro da era da financeirização da vida.

Em sua fala, Raquel ressaltou a importância da discussão da desfinanceirização para desmontar o atual modelo capitalista cuja gestão da moradia como um ativo financeiro gera aluguéis exorbitantes que forçam as pessoas a viverem na rua, ao mesmo tempo em que edifícios inteiros ficam vazios. Também questiona diretamente o papel do Estado nesse processo, através de “políticas urbanas que entregam a cidade de bandeja para o capital “. Leia mais sobre o evento e as intervenções das demais participantes na matéria da Revista Babel.

Em seguida, na segunda (25.04), a pesquisadora foi recebida pelos legisladores Manuel Socias e Ofelia Fernández e as entidades La Poderosa, Proyecto 7, CEAPI e CELS na Legislatura da Cidade de Buenos Aires, onde o debate sobre a atual lei de aluguéis e as pressões para sua reforma mobilizam a agenda pública da cidade.

“Depois da crise financeira e hipotecária de 2008, o aluguel se converteu na mais nova fronteira de financeirização da moradia”, comentou ela, citando que o debate da legislação de regulação dos aluguéis,voltou à centralidade da agenda política não só na América Latina mas também nos EUA e em vários países da Europa.

Confira a fala completa, que foi transmitida ao vivo no canal da Câmara no Youtube:

Na quarta (27.04), Raquel foi até a Universidade Nacional de Córdoba para a mesa de debate “Toda casa es Política”, com Ana Falú, Sandra González e Ana María Vásquez Duplat. Além disso, voltou ao tema da Lei do Inquilinato na sexta (29.04), em uma live com Juan Grabois organizada pelo Centro de Estudios Legales y Sociales (CELS) e o Centro de Estudios Metropolitanos (CEM). Ambos os eventos foram transmitidos ao vivo e podem ser assistidos online nas páginas do CISCSA e do CELS, respectivamente.

Também no dia 29, Raquel visitou o Conselho Municipal da Cidade de Rosário para mais uma vez explicar as complexas dinâmicas do avanço da financeirização global e destrinchar as mudanças radicais nos processos de organização e produção do espaço que aconteceram nas últimas décadas, tanto no âmbito do Estado e das grandes corporações quanto no âmbito dos territórios populares.

Confira a fala completa:

A última parada da gira de Raquel pela Argentina foi sua participação, no sábado, na rádio comunitária Aquí y Ahora, uma iniciativa da organização Ciudad Futura e dos moradores do bairro Nuevo Alberdi Oeste, em Rosário, uma ocupação de mais de 20 anos anos que luta por sua urbanização.

Assista aqui o episódio completo: