Levantamento das situações de moradia precária na Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí

Levantamento das situações de moradia precária na Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí

Projeto de pesquisa “Estratégias e instrumentos de planejamento e regulação urbanística voltados à implementação do direito à moradia e à cidade no Brasil.”

Este projeto foi supervisionado e realizado de forma cooperada com o observaSP, dentro do projeto de pesquisa:Estratégias e instrumentos de planejamento e regulação urbanística voltados à implementação do direito à moradia e à cidade no Brasil.”, que é desenvolvido em São Paulo pelo Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com apoio da Fundação FOrd, e coordenado pelas profas. Paula Freire Santoro e Raquel Rolnik.

Esse projeto de pesquisa compõe o projeto “Estratégias e instrumentos de planejamento e regulação urbanística voltados à implementação do direito à moradia e à cidade no Brasil – avanços e bloqueios”, coordenado no Rio de Janeiro pelo prof. Orlando dos Santos Jr., do Observatório das Metrópoles do IPPUR/UFRJ e em Fortaleza, pelo prof. Renato Pequeno, do LeHab/UFC.

Produtos:

Levantamento das situações de moradia precária na Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí. Resumo Executivo. 2016. (PDF)

Levantamento das situações de moradia precária na Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí. Relatório Final de Pesquisa. 2016. (PDF)

Levantamento das situações de moradia precária na Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí. Shapefiles. 2016. (SHP)

SANTO AMORE, C.; HORIGOSHI, M. R. de S.; SANTORO, P. F.; JULIÃO, D.; MARTIN, I.; SANTORO, P. F.; BATISTA, N. C. M.; SOUTO, M. C. S.. É pensão, sim! Notas sobre a diversidade de precariedades habitacionais em área central. Artigo apresentado no II UrbFavelas. Rio de Janeiro, 23 a 26 Novembro 2016. (PDF)

 

Realização | Peabiru Trabalhos Comunitários e Ambientais

Coordenador

 Caio Santo Amore

Equipe

Maria Rita de Sá Brasil Horigoshi
Daniela Perre Rodrigues
Daniele Julião
Mariana Caires Souto
Nathalia Conte
Marina Barrio Pereira

Supervisão | ObservaSP e LabCidade FAUUSP

Coordenadora

Paula Freire Santoro

Equipe

Gabriel Negri – Colaborador do mapeamento | bolsista Ford Observatório das Remoções
Caroline Nobre Taveira  – Bolsista de extensão universitária Aprender com Cultura e USP
Isabel Martin Pereira – Bolsista iniciação científica Capes/CNPq
Mathews Vichr Lopes – Bolsista iniciação científica FAPESP
Pedro Henrique Barbosa Muniz Lima – bolsista iniciação científica FAPESP

Instituição Financiadora

Fundação Ford