Esta foi uma pesquisa no âmbito do projeto “Estratégias e instrumentos de planejamento e regulação urbanística voltados à implementação do direito à moradia e à cidade no Brasil”, que consistiu numa pesquisa exploratória para identificar as situações de moradia precária na região da proposta da Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí, então em debate na Câmara de Vereadores e até esta data (abril de 2021) ainda não aprovada.

Entre maio e setembro, foram feitas pesquisas de campo na região, conversas e oficinas com especialistas e lideranças de movimentos de moradia que realizam e mantêm ocupações nas áreas centrais de São Paulo, trabalhando historicamente com moradores de cortiços. A precariedade nas regiões consolidadas, a variedade de tipologias encontradas, que formam áreas encortiçadas, e a soma de vulnerabilidades das famílias mostraram que os problemas não são apenas habitacionais, mas urbanos. Uma síntese dos resultados foi apresentada em um post, mas também é possível consultar o relatório completo e o sumário executivo da pesquisa.

Produtos:

Levantamento das situações de moradia precária na Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí. Resumo Executivo. 2016. (PDF)

Levantamento das situações de moradia precária na Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí. Relatório Final de Pesquisa. 2016. (PDF)

Levantamento das situações de moradia precária na Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí. Shapefiles. 2016. (SHP)

SANTO AMORE, C.; HORIGOSHI, M. R. de S.; SANTORO, P. F.; JULIÃO, D.; MARTIN, I.;BATISTA, N. C. M.; SOUTO, M. C. S.. É pensão, sim! Notas sobre a diversidade de precariedades habitacionais em área central. Artigo apresentado no II UrbFavelas. Rio de Janeiro, 23 a 26 Novembro 2016. (PDF)

 

Realização | Peabiru Trabalhos Comunitários e Ambientais

Coordenador

 Caio Santo Amore

Equipe

Maria Rita de Sá Brasil Horigoshi
Daniela Perre Rodrigues
Daniele Julião
Mariana Caires Souto
Nathalia Conte
Marina Barrio Pereira

Supervisão | ObservaSP e LabCidade FAUUSP

Coordenadora

Paula Freire Santoro

Equipe

Gabriel Negri – Colaborador do mapeamento | bolsista Ford Observatório das Remoções
Caroline Nobre Taveira  – Bolsista de extensão universitária Aprender com Cultura e USP
Isabel Martin Pereira – Bolsista iniciação científica Capes/CNPq
Mathews Vichr Lopes – Bolsista iniciação científica FAPESP
Pedro Henrique Barbosa Muniz Lima – bolsista iniciação científica FAPESP

Instituição Financiadora

Fundação Ford