O Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade), vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, desenvolve pesquisa na área de política urbana, direito à cidade e à moradia, com equipes multidisciplinares de pesquisadores. Um dos projetos em curso no laboratório, “Financiamento do desenvolvimento urbano, planejamento, inclusão socioterritorial e justiça social nas cidades brasileiras”, coordenado pelas profas. Paula Santoro e Raquel Rolnik, chama estudantes de pós-graduação strito-sensu ─ mestrandos ou doutorandos na área de ECONOMIA ─, interessados em participar neste projeto de pesquisa.

O projeto tem como objetivo analisar o impacto das novas formas de financiamento do desenvolvimento urbano, em especial as PPPs, sobre a produção e gestão de cidades brasileiras, especialmente no que se refere a seu impacto nos processos de inclusão/exclusão socioterritorial, de modo a fortalecer os atores capazes de incidir na direção da promoção da justiça social e democratização de processos decisórios neles implicados. É desenvolvido em São Paulo e também em Belo Horizonte, em parceria com os grupos Indisciplinar e Praxis, ambos da UFMG; no Rio de Janeiro, por pesquisadores do IPPUR/UFRJ; e em Fortaleza, pelo LeHab/UFC.

Em São Paulo, é conhecido publicamente por seu blog, o ObservaSP (www.observasp.wordpress.com). Buscam-se candidato/a/s que tenham capacidade de desenvolver estudos e análises no campo da economia urbana e economia política, especialmente para desenvolver pesquisas:

•  Sobre como se dá a entrada de capitais internacionais globais no complexo imobiliáriofinanceiro brasileiro, através de estudos sobre fundos de investimento em participações (FIPs), fundos de investimento imobiliários (FIIs), Sociedades de Propósito Específico, equity funds entre outros instrumentos financeiros envolvidos em operações imobiliárias;
  •  Sobre modelos econômico-financeiros que estruturam parcerias público-privadas para projetos de transformação urbana;
  •  Sobre a organização econômico-financeira de empresas públicas e semi-públicas e o papel da terra urbana pública como ativos destas empresas .

Os estudos realizados se dão, prioritariamente, sobre o território da Região Metropolitana de São Paulo.

Espera-se que os candidatos tenham familiaridade com a literatura e com a prática sobre estes temas, e é altamente desejável uma trajetória que incorpore a compreensão crítica dos processos urbanos contemporâneos.

A jornada de trabalho é de 20 horas presenciais semanais, no LabCidade, localizado no prédio da FAUUSP, campus Butantã, Cidade Universitária, São Paulo.

Os interessados receberão bolsa de estudos de Mestrado ou Doutorado e, caso já possuam bolsa CNPQ/Capes ou FAPESP nestas categorias, receberão complemento de bolsa de estudos e não poderão ter outra atividade remunerada, com exceção de atividades didáticas até 4 horas aula semanais.

Solicitamos que os interessados enviem, até dia 05/04/2017 para o e-mail labcidadefau@gmail.com, com o título da mensagem “Seleção pesquisador economia urbana 2017”:

1. Currículo (especificando domínio em idiomas estrangeiros);

2. Dois exemplos de sua produção (pode ser produção acadêmica, depreferência artigos científicos e/ou trabalho final de graduação; ou dissertação ou também produção técnica ou de extensão).

O candidato passará por uma pré-seleção e os pré-selecionado/a/s serão convocado/a/s para uma entrevista no dia 7 ou 11 de abril. Estima-se o início dos trabalhos ainda em abril.