O LabCidade FAUUSP disponibiliza nesta quarta-feira, 11, o Atlas de Mapas e Gráficos do Centro de São Paulo. A nova publicação reúne os mapas e gráficos expostos no Seminário Disputas e Resistências no Centro de São Paulo: rupturas e permanências realizado pelo LabCidade e Instituto Pólis, com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, nos dias 04 e 05 de junho de 2024.

Os mapas e gráficos são um pequeno resumo da produção cartográfica realizada nos últimos anos pelo laboratório sobre diferentes dinâmicas urbanas e demográficas que atravessam a região central da capital paulista, por meio da produção, cruzamento, tratamento e análise de dados. Você encontrará na publicação os dados da densidade demográfica desde a década de 1950 a 2022, assim como uma série histórica dos últimos 10 anos do emprego formal na região por diferentes setores econômicos e dados sobre a dinâmica imobiliária.

Estão disponíveis também cartografias e gráficos sobre a infraestrutura de mobilidade e os fluxos de mobilidade; os conflitos habitacionais; as remoções e os despejos, os projetos urbanísticos e o histórico de intervenções nos Campos Elíseos.

No final do Atlas, há um mapa de conflitos e resistências em curso. O material foi produzido a partir das falas e apresentações das lideranças sociais e pesquisadores convidados nas mesas do Seminário Disputas e Resistências no Centro de São Paulo: rupturas e permanências, e das contribuições dos participantes em um mapa colaborativo.

Palco de um boom de empreendimentos imobiliários, a região central é hoje um mosaico complexo de planos e programas que visam azeitar ainda mais a máquina imobiliária-financeira. Ao mesmo tempo, as ameaças de remoção e expulsão direta ou indireta de todas as formas populares de moradias estão mais latentes e evidenciam a necessidade de elaboração de políticas públicas efetivas e estruturadas para assegurar condições dignas de moradia.

Diante desse cenário, o seminário foi realizado com o objetivo de construir uma visão atualizada das dinâmicas em curso na região, assim como uma visão crítica das políticas urbanas e habitacionais em curso neste território a partir das análises de uma rede de movimentos populares, técnicos e pesquisadores que atuam na área central.

O Atlas de Mapas e Gráficos do Centro de São Paulo pode ser acessado aqui.

Você encontra também todas as mesas do Seminário Disputas e Resistências no Centro de São Paulo: rupturas e permanências (no nosso canal no YouTube).