A FAUUSP sediará, no dia 5 de dezembro às 17h30, um debate promovido pelo Escritório USP Mulheres, com auxílio do LabCidade. Utilizando como mote os “16 dias de ativismo para o fim da violência contra as mulheres”, este será o terceiro e último encontro de um ciclo de debates que também abordou temas como a sexualização dos corpos e violências e o esporte como promotor da igualdade de gênero.

Imagem divulgação

Com o tema “Cidades seguras para mulheres”, o debate desta quarta-feira contará com a exibição do documentário “Sob Constante Ameaça”, de Andrea Dip, seguido por apresentação da pesquisadora Haydée Svab, do IME-USP, de José Visintin, Superintendente de Prevenção e Proteção Universitária e de Marina Harkot, pesquisadora do LabCidade FAUUSP, que discutirá a temática à partir das reflexões proporcionadas pelos resultados da pesquisa Segurança na mobilidade dos estudantes universitários em São Paulo.

Alguns dos resultados dessa pesquisa, cuja coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2018 e que, agora, está em fase de finalização, serão apresentados pela primeira vez à comunidade USP. A realização do debate na FAUUSP reforça a presença da agenda de gênero neste espaço. A temática de gênero no contexto urbano vem sendo desenvolvida no LabCidade desde 2015, sob a orientação da Professora Paula Freire Santoro.

A Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por movimentos da sociedade civil e governos que desenvolvem ações culturais, esportivas e educacionais, para marcar a importância das ações preventivas no enfrentamento à violência contra as mulheres.

A primeira edição da Campanha ocorreu em 1991, nos Estados Unidos, e, atualmente, envolve mais de 160 países. No Brasil, foi instituída a partir de 2003 e ocorre entre 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra – e 10 de Dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos, datas emblemáticas para a conscientização social sobre o problema da violência contra as mulheres.

Mulheres e a Cidade – Ocupação e Segurança nos Espaços Públicos
Data: quarta-feira, 05/12/2018
Local: Sala 807 (último andar), na FAUUSP
Para mais informações, acesse o evento no Facebook.