O LabCidade é um dos promotores do IV Encontro Internacional de Experiências de Planejamento em Contexto de Conflito Social, evento que dará continuidade aos encontros realizados em 2014, 2016 e 2017 e tem por objetivo levantar e discutir experiências de planejamento em situação de conflito social, reunir pesquisadores, militantes e instituições nacionais e estrangeiras que estejam analisando, conduzindo, promovendo e apoiando tais experiências.

O evento será on-line, transmitido no canal do Youtube do IPPUR. Inscrições até dia 21 neste link. A programação completa está aqui. Abaixo, fizemos um resumo das participações do evento da equipe do LabCidade.

22 de março às 09h15

Participação da coordenadora do LabCidade e professora da FAU-USP, Raquel Rolnik, na mesa de abertura e discussão geral sobre conjunturas e planejamento em contexto de conflito. Com Carlos Vainer (ETTERN/IPPUR/UFRJ, Brasil), Manuel Delgado (Observatorio de Antropología de los Conflictos Urbanos, Barcelona, Espanha), Faranak Miraftab (University of Illinois, E.U.A) e Ananya Roy (Institute on Inequality and Democracy /University of California – Los Angeles). Mediação de Sophie Oldfield (African Centre for Cities at the University of Cape Town, África do Sul).

22 de Março às 10h45

Apresentação do artigo ‘Parceria Público-Privada Casa da Família na zona norte de São Paulo-SP: política habitacional como disparador de conflitos em territórios populares‘, elaborado pelas pesquisadoras do LabCidade Larissa Lacerda, Fernanda Moreira, Paula Santoro, Débora Ungaretti, Gisele Brito e Isadora Marchi.

23 de março às 10h45

Apresentação do artigo ‘O mapa das “bocas de rango” e outras cartografias do centro de São Paulo‘, elaborado pelo pesquisador do LabCidade Aluízio Marino.

Apresentação do artigo ‘Luta pela permanência e democratização das ferramentas do planejamento territorial: reflexões acerca das estratégias de resistência a processos de remoção‘, elaborado pela pesquisadora Talita Anzei Gonsales.

24 de Março às 10h45

Apresentação de VÍDEO – ‘Campos Eliseos Vivo: um processo coletivo‘, de 2018, que relata as experiências do Fórum Aberto Mundaréu da Luz. Veja abaixo: