Os movimentos e organizações articuladas no âmbito da “Campanha Despejo Zero – Em defesa da vida no campo e na cidade” levantaram que, entre março e outubro de 2020, ao menos 6532 famílias foram despejadas de suas casas e outras 54.000 famílias se encontram ameaçadas de serem removidas a qualquer momento. Tratam-se de processos que não foram iniciados com a pandemia do novo coronavírus e sequer serão encerrados com o fim dela. Pelo contrário, os despejos e remoções forçadas até então foram parte estruturante da (re)produção de nossas cidades, atingindo famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade, que são expulsas muitas vezes pela própria intervenção do Estado no território.

Por essas razões, a Campanha Despejo Zero, da qual o Observatório de Remoções e o LabCidade são entidades participantes, elaborou uma carta-compromisso contra os despejos e remoções forçadas aos candidatos e candidatas às prefeituras e câmaras municipais nas eleições de 2020. O objetivo é, diante de situações de ameaça de remoção, que as/os candidatas/os que assinarem possam atuar na defesa de famílias atingidas na busca de melhores condições habitacionais.

A carta na íntegra está disponível aqui na íntegra. Para assinar, basta preencher o formulário. Siga as redes da Campanha Despejo Zero: Facebook, Instagram e Twitter.