O Observatório de Remoções e o LabCidade vem a público manifestar nosso apoio e solidariedade às quatro lideranças do movimento de moradia do centro detidas ontem, dia 24/06. Elas tiveram a  prisão temporária decretada em um inquérito que corre em segredo de justiça e que até o fim do dia de ontem a defesa não tinha tido acesso — o que torna o caso ainda mais arbitrário e ilegal, se ainda somarmos a isso também o fato de as lideranças presas sempre terem colaborado com as investigações, já tendo comparecido em outros momentos. Além disso, são pessoas facilmente encontráveis. Por essas razões, entendemos não serem necessárias o uso de medidas drásticas, como a prisão temporária.

Há mais cinco mandados expedidos para que mais prisões aconteçam a qualquer momento, sendo que um desses mandados de prisão a ser executado se destina a uma liderança que já foi inocentada.

Ontem também foram executados mandados de busca e apreensão na casa de lideranças dos movimentos.
As lideranças estão sendo acusadas e presas em um processo inconcluso no qual ainda se defendem. Processo que se iniciou após a tragédia do incêndio e desabamento da Torre de Vidro no Paissandu há mais de um ano e que vem sendo usado como ofensiva contra os movimentos.

Nos preocupamos com a forma abusiva e desproporcional que este caso vem sendo tratado pelas autoridades competentes e denunciamos as ilegalidades cometidas, bem como a tentativa de criminalização das lideranças e dos movimentos populares.

Somamos todo nosso apoio e solidariedade junto de muitos outros laboratórios de pesquisa, movimentos, coletivos e entidades exigindo a soltura imediata das nossas presas.

Equipe Labcidade e Observatório de Remoções