No estudo proposto planejamos lançar um olhar global e comparado sobre segurança nas viagens urbanas, através da aplicação de surveys com estudantes universitários em 13 países (Suécia, Estolcomo; Estados Unidos, Los Angeles; Reino Unido, Londres; França, Paris; Itália, Milão; Brasil, São Paulo, Rio Claro; México, Cidade do México; Colômbia, Bogotá; El Salvador, San Salvador; Japão, Tóquio; Nigéria, Nairobi; África do Sul, Pretoria; Austrália, Brisbane) em seis continentes diferentes (Europa, América do Norte, América Latina, Ásia, África e Austrália). Os principais objetivos do estudo são examinar a natureza, tipo e extensão chance de ser vítima de crime, abuso ou assédio em função do gênero entre estudantes universitários, com foco em assédio e abuso sexual, em diferentes contextos de cidade/país, bem como compreender as necessidades dos usuários do transporte público. Esse estudo visa propor medidas preventivas que reduzam as oportunidades de vitimização de estudantes durante suas viagens para a faculdade, mas também ao redor da cidade. Saiba mais sobre a pesquisa, iniciada em setembro de 2018, e veja o questionário aplicado.

Apoio: vários financiamentos

Período: fevereiro/2018 – dezembro/2020

Parceiros: KTH Royal Institute of Technology/Suécia, UCLA/EUA (coords.) e 13 universidades em diversos países do mundo, em 6 continentes diferentes.

Materiais produzidos: artigo apresentado em congresso internacional, dois capítulos de livro – um com uma leitura interseccional, outro sobre o caso de São Paulo – do livro Transit Crime and Sexual Violence in Cities

Equipe:

ISABELA LEITE VALENTIM