O Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade), vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, está selecionando bolsista de graduação para atuar com georreferenciamento e dados. Podem concorrer candidatos matriculados em qualquer curso de formação superior da USP, desde que estejam aptos a atender às atividades previstas no projeto de pesquisa.

A vaga está vinculada ao Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP) (confira aqui o edital completo) e terá duração de doze meses, com início no dia 1º de setembro de 2018. As inscrições devem ser realizadas entre os dias 1 e 15 de agosto.

O LabCidade FAUUSP, coordenado pelas professoras Raquel Rolnik e Paula Santoro, realiza pesquisas dedicadas ao direito à cidade na política urbana e desenvolve projetos de extensão com o objetivo de disseminar o conhecimento produzido pela equipe. O bolsista selecionado terá carga horária de trabalho de 10 horas semanais e participará das seguintes atividades em desenvolvimento no laboratório, por meio do projeto Periferias contemporâneas: leituras territoriais:

• Levantamento e sistematização de bibliografia produzida no campo do planejamento urbano, geografia e sociologia urbana sobre território popular, desigualdade socioterritorial e marcadores de desigualdades;
  • Manipulação de bases de dados secundários, tais como pesquisa Origem Destino do Metrô de São Paulo e Censo do IBGE;
  • Elaboração de planilhas e tabelas;
  • Georreferenciamento de dados;
  • Produção de mapas e infográficos;
  • Elaboração de relatório final das atividades.

Materiais e métodos:

• softwares de georreferenciamento de forma a compor uma base de dados própria da pesquisa a partir de informações obtidas em campo e relacioná-las a dados secundários levantados;
  • básico de programação em python para auxiliar no georreferenciamento e raspagem de dados;
  • softwares de cruzamento de dados (PSPP) para manipulação de tabelas;
  • tabulação e análise estatística de informações levantadas via questionários.

Confira aqui o projeto completo, em que são detalhadas as atividades do bolsista.

Abaixo, entenda de forma resumida o processo de inscrição e os requisitos que os candidatos precisam cumprir.

ETAPAS DA SELEÇÃO

01 a 15/08/2018: Inscrição online dos estudantes no projeto homologado.

15/08/2018: Divulgação da pontuação do perfil socioeconômico no Sistema JUNO (https://uspdigital.usp.br/juno).

16/08 a 31/08/2018: Seleção dos estudantes inscritos no projeto pelos docentes.

01/09/2018: Início da vigência do projeto e da bolsa.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Os estudantes interessados em participar do PUB-USP deverão, primeiro, se inscrever no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), junto à Superintendência de Assistência Social (SAS-USP), realizando todos os procedimentos necessários, inclusive entrega de documentos que sejam solicitados e, desse modo, obter, do PAPFE, a pontuação socioeconômica.

Após essa etapa, os estudantes devem, obrigatoriamente, acessar o Sistema Corporativo JupiterWeb (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb) e escolher até 2 (dois) projetos homologados pela Pró-Reitoria de Graduação.

ALGUNS REQUISITOS E COMPROMISSOS DO BOLSISTA

• Estar regularmente matriculado e cursando um dos cursos de graduação da USP.

• Apresentar bom desempenho acadêmico.

• Não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas.

• Não acumular o recebimento de bolsas, exceto apoios e auxílios da SAS-USP, no período de vigência.

PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção do estudante é de responsabilidade do professor-orientador, a quem caberá avaliar o perfil acadêmico do candidato, sua aptidão e disponibilidade para desenvolver o projeto, bem como priorizar entre os inscritos aqueles com maiores dificuldades, por razões socioeconômicas, de permanência na Universidade de São Paulo, segundo a classificação da SASUSP por meio do PAPFE. Se os professores-orientadores julgarem pertinente, poderão realizar entrevistas com os candidatos inscritos.

CONCESSÃO DAS BOLSAS

As bolsas terão vigência no período de 01 de setembro de 2018 a 31 de agosto de 2019, com o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), sobre o qual não haverá encargos sociais. O pagamento da bolsa não configura vínculo empregatício de qualquer natureza com o estudante, nos termos do art. 82 da Lei Federal no 9394 de 20/12/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). O estudante não poderá acumular outra bolsa ou estágio da USP, exceção feita a apoios e auxílios da SAS-USP, no período de vigência da bolsa.

OBSERVAÇÕES

Serão consideradas apenas as inscrições realizadas cumprindo todas as exigências e ritos do edital.