Casos de Covid-19 e população vacinada de março de 2020 a abril de 2021

O projeto “Metodologias cartográficas para monitoramento, prevenção e recuperação pós epidemias”, coordenado por Raquel Rolnik e proposto pelo LabCidade, foi um dos 19 selecionados na Chamada de Rápida Implementação FAPESP UN-Research Roadmap COVID-19, que apoia projetos de pesquisa colaborativa que subsidiem políticas públicas voltadas à recuperação da crise socioeconômica decorrente da pandemia no estado de São Paulo.

O projeto do LabCidade dá sequência às pesquisas sobre territorialização da pandemia que estamos realizando desde abril de 2020, com o objetivo de avaliar efeitos das estratégias adotadas (como o isolamento social) de forma centralizada e homogênea, sem atentar para especificidades territoriais. Também temos explorado hipóteses de como a disseminação espacial da COVID-19 se relaciona com diferentes dinâmicas e condições urbanísticas da cidade de São Paulo.

A pesquisa contemplada tem como objetivo desenvolver uma metodologia de leitura territorializada da disseminação e impactos da pandemia na Região Metropolitana de São Paulo. Para isso, busca utilizar ferramentas de visualização de dados e leituras que forneçam aos gestores públicos e organizações comunitárias instrumentos seguros para planejar ações territorializadas, aderentes às especificidades locais.

A chamada UN-Research Roadmap COVID-19 está alinhada à Agenda de Pesquisa das Nações Unidas para a Recuperação pós-COVID-19 (United Nations Research Roadmap for the COVID-19 Recovery), lançada pela ONU em novembro de 2020, que elenca prioridades de pesquisas em áreas estratégicas para a reconstrução de um futuro mais justo, resiliente e sustentável, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os 19 projetos de pesquisa selecionados vão trabalhar, durante 24 meses, em colaboração com pesquisadores de outro país, inclusive projetos já em curso, considerando que a parceria permitirá acelerar o desenvolvimento dos resultados e aumentar seu alcance.