Foto: Julio Bittencourt/Folhapress

A quarta edição do Pela Cidade, podcast mensal do LabCidade, tratou de uma tema mais que essencial para todes: o transporte público de São Paulo e sua tarifa. Em janeiro de 2019, ônibus e metrô em SP sofreram um reajuste de 7,5%, mais do que o dobro da inflação do ano passado, que foi de 3,59%. Considerando a relação entre a tarifa de transporte e o salário mínimo, a conta é clara: se em 2017 um salário mínimo pagava 238 viagens, em 2019 pagará 232. São Paulo – e as grandes cidades brasileiras como Rio de Janeiro e Belo Horizonte – têm as maiores tarifas de transporte do mundo.

A Prefeitura e o Governo do Estado alegam que os custos do transporte estão subindo, o que não é acompanhado pela receita da tarifa, e responsabiliza as gratuidades para idosos e estudantes, por exemplo, por este fenômeno. Fato é que os ônibus têm perdido passageiros para motocicletas e aplicativos, o que diminui sua receita, pressionando pelo aumento de subsídios. De acordo com os resultados preliminares da Pesquisa Origem-Destino, realizada pelo Metrô em 2017, na comparação com 2007 a proporção de usuários de ônibus nas viagens totais cai 5%, enquanto motocicletas crescem 42% e aplicativos e táxis 425%. Os cidadãos fazem a conta: quanto mais caro – e ineficiente – o transporte coletivo, mais barato e rápido será deslocar-se em motocicletas e aplicativos compartilhados.

Debateram o tema Raquel Rolnik, urbanista, professora da FAU-USP, coordenadora do LabCidade; e Rafael Calabria, geógrafo, pesquisador em mobilidade urbana pelo IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Entre outras questões, Raquel falou que o transporte é um direito básico e em nenhum lugar do planeta ele funciona bem sem ser ter subsídios dos governos; não são os usuários que pagam a conta, como querem nos fazer acreditar os orgãos públicos de SP e do Brasil. Calabria faz um levantamento histórico de como o sistema de transporte urbano foi criado aqui, de como funcionou as licitações do tranporte urbano e o papel dos aplicativos (como Uber e 99) na complexa equação da mobilidade urbana na oitava maior cidade do mundo.

Confira:

PELA CIDADE #4:  Tarifa do transporte público em São Paulo