A habitação em aluguel vem ganhando presença crescentemente dentre as formas de morar na América Latina, motivo pelo qual também vem sendo mais debatida, apesar de sua inserção num contexto onde historicamente a casa própria predomina não só como forma de acesso à moradia, mas também nas estratégias estatais e investimentos privados para a habitação. O aluguel é hoje uma nova fronteira para a acumulação de capital, baseada em ganhos no fluxo do capital no tempo e na gestão centralizada de uma enorme quantidade de fluxo de renda (formal ou informal), e esse contexto faz emergir o debate atual sobre políticas de aluguel residencial, que articula diversos interesses e desafios.

A frente de pesquisa sobre o Aluguel do LabCidade FAU-USP foi criada para acompanhar os processos globais de expansão do modelo – ampliação de mercado de aluguéis como um todo, dos temporários, suas gestoras profissionais e plataformas, de modelos de produção de unidades para alugar, etc. –; os processos associados à forma de acesso à habitação pelos que demandam moradia permanente via aluguel, tanto no mercado formal como informal, bem como os ativismos frente aos despejos crescentes por falta de pagamento de aluguel; e as políticas que têm incluído o aluguel na modelagem de parcerias público-privadas habitacionais, ou mesmo, financeirizado seus ativos, como dívidas dos mutuários, colocando as lógicas de rentabilidade à frente do interesse público.

Inserido em uma discussão mais ampla que há anos vêm tratando do tema do aluguel, reunimos informações sobre o projeto para o Programa de Pesquisa em Políticas Públicas PPPP FAPESP “Habitação como serviço: insumos para formulação, gestão e implementação de uma política habitacional de aluguel social em São Paulo” (Processo n. 2023/10276-5). Iniciado em abril de 2024, o projeto é realizado pelo LabCidade FAU USP em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo – Sehab PMSP, e tem como objetivo produzir insumos para a formulação de uma política pública de habitação de aluguel social para a cidade. No âmbito desta cooperação técnica, a Sehab criou o Grupo de Trabalho do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP) – SEHAB/FAUUSP com composição intersecretarial, para desenvolvimento das atividades da gestão pública do projeto. 

Na escala nacional, o projeto políticas de aluguel também conta com a interlocução com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA na formulação de uma política nacional de aluguel, no âmbito da elaboração do Plano Nacional de Habitação 2024 da Secretaria Nacional de Habitação / Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. 

O projeto também se articula com outro internacional, que é o  projeto Observatório Global de Aluguéis Temporários, onde estão disponíveis dados desta plataforma global criada com parceiros de todo o mundo, com foco na América Latina, para ampliar o conhecimento sobre os impactos dos aluguéis temporários e contribuir com os ativismos e as lutas urbanas pelo direito à moradia e à cidade ao mapear os desafios de fazer do aluguel uma forma de moradia inclusiva.

Em diálogo com os eixos de pesquisa, foram organizados eventos para debate acadêmico e aprofundamento da pesquisa e do diálogo entre academia e gestão pública. Em Seminário Aluguel 2024 reunimos todas as informações sobre o Seminário Internacional realizado para discutir Políticas habitacionais de aluguel social, ocorrido entre os dias 04 a 08 de novembro de 2024 de modo virtual. A conferência é parte da pesquisa FAPESP, realizada pelo LabCidade FAUUSP e a Sehab PMSP.

Em Seminário Aluguel 2025 reunimos todas as informações sobre o Seminário Nacional Experiências de Políticas Habitacionais de Aluguel Social no Brasil, realizado entre os dias 3 a 5 de junho de 2025 presencialmente no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. O evento fez parte da pesquisa FAPESP, realizada pelo LabCidade FAUUSP, pela Sehab PMSP e pelo IPEA.

Também disponibilizamos neste eixo os resultados do Seminário Aluguel 2020 intitulado “Seminário Moradia de aluguel na América Latina: Estado, finanças e mercados populares”, realizado virtualmente nos dias 14 a 16 de setembro e 21 a 23 de setembro de 2020. Organizado pelo LabCidade FAUUSP, com o apoio de COES (Chile) — Centro de Estudios de Conflicto y Cohesión Social —, o Instituto de Estudios Urbanos y Territoriales UC (Chile), e a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, o evento contou com mais de 50 apresentações de trabalhos realizados na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela.

Por fim, é possível conhecer a equipe completa do projeto, acompanhar o desenvolvimento da pesquisa e todas as nossas produções.