Observatório de Remoções

Observatório de Remoções

Apresentação

O projeto Observatório de Remoções, desenvolvido por LABCidade (Laboratórios do Espaço Público e Direito à Cidade), LABHAB (Laboratório de Habitação) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e Universidade Federal do ABC, com apoio da Fundação Ford, trata da identificação e do mapeamento, em diferentes escalas, de grupos com alto grau de vulnerabilidade socioambiental impactados por remoções urbanas involuntárias decorrentes da implantação de projetos de desenvolvimento, conflitos fundiários coletivos e incidência de riscos geológicos.

Este projeto também tem como objetivo o apoio às comunidades atingidas pelas remoções, para compreensão dos seus impactos e defesa de seus direitos. Neste sentido, o Observatório de Remoções está estruturado a partir de quatro frentes de trabalho: ações colaborativas, mapeamento, articulação e multiplicação de metodologia.

As ações colaborativas e de mapeamento serão realizadas nas cidades de São Paulo e ABC, mas as atividades de articulação e multiplicação de metodologias ultrapassam este recorte. Dentre as atividades de articulação e multiplicação de metodologias, já se encontra em andamento um trabalho de intercâmbio com o projeto Reestruturação Urbana e Social da Fronteira: Escola Popular de Planejamento da Cidade da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino Americana).

clique e conheça o site da pesquisa

Equipe Observatório de Remoções 2015 | 2016 | 2017

Coordenação

Profª.Drª Raquel Rolnik (FAU USP)
Profª.Drª Karina Leitão (FAU USP)
Profº.Drº. Francisco de Assis Comarú (UFABC)
Profª.Drª Regina Lins (UFAL)

Pesquisadores

Aluizio Marino
Beatriz Amâncio Pereira
Benedito Barbosa
Felipe Vilela
Fernando Túlio Salva Rocha Franco
Kazuo Nakano
Talita Gonsales

Ex-integrantes da equipe

Profª Carolina Pinho
Prof. Ricardo Moretti

Ana Carvalho
Carolina Sacconi
Delana Corazza
Fernanda Kagan
Gabriel Negri
Kaio Nogueira
Luciana Bedeschi
Pedro Moreira
Stella Paterniani
Tamires Barboza

Filmes

Lucas Gervilla
Equipe Observatório de Remoções da UNILA

Coordenação

Profª Cecilia Maria de Morais Machado Angileli

Pesquisadores

Matheus Soares Cherem
Nicolas Pereyra

Apoio

Fundação Ford